26 avril 2009

rouges


aujourd'hui c'est un petit marché. Pas question de remplir le frigo de la maison désertée. Juste quelques oeillets rouges. ( aqui posto de comando do movimento ...) et un poème de Herberto Helder  volé sur le site de Joao.

Se houvesse degraus na terra...

Se houvesse degraus na terra e tivesse anéis o céu,

eu subiria os degraus e aos anéis me prenderia.

No céu podia tecer uma nuvem toda negra.

E que nevasse, e chovesse, e houvesse luz nas montanhas,

e à porta do meu amor o ouro se acumulasse.


Beijei uma boca vermelha e a minha boca tingiu-se,

levei um lenço à boca e o lenço fez-se vermelho.

Fui lavá-lo na ribeira e a água tornou-se rubra,

e a fímbria do mar, e o meio do mar,

e vermelhas se volveram as asas da águia

que desceu para beber,

e metade do sol e a lua inteira se tornaram vermelhas.


Maldito seja quem atirou uma maçã para o outro mundo.

Uma maçã, uma mantilha de ouro e uma espada de prata.

Correram os rapazes à procura da espada,

e as raparigas correram à procura da mantilha,

e correram, correram as crianças à procura da maçã.


Herberto Hélder 


(S'il y avait des escaliers sur la terre et des anneaux dans le ciel

Je gravirais les escaliers et aux anneaux, je me prendrais

Dans le ciel je pourrai tisser un nuage  noir

et qu'il neige, qu'il pleuve et qu'il y ait de la lumière sur les montagnes

et qu'à la porte de mon amour l'or s'accumule



J'ai embrassé une bouche rouge et ma bouche s'est teintée

J'ai porté un mouchoir à ma bouche et le mouchoir a rougi

Je suis allé le laver à la rivière et la rivière est devenue rouge

Et la fimbria ( ?)      de la mer, et le milieu de la mer

Et rouges  les ailes de l'aigle 

Descendu  boire

Et la moitié du soleil et la lune entière sont devenues rouges


Maudit soit celui qui a jeté la pomme dans l'autre monde

Une pomme, une mantille d'or et une épée d'argent

Les garçons ont couru après l'épée d'argent

Et les filles ont couru après de la mantille d'or

Et les enfants ont couru, ont couru après la pomme )




7 commentaires:

jjt a dit…

...franja do mar...

Anonyme a dit…

bem recebido
que bonito o vermeho do helder
pensei no 25 (e em ti, em nòs...?) mas sò no 26...
aqui não se fala muito dos cravos e de abril... que pena

gostava de ter mais livros da agustina (fica ainda espaço nas cantinas !)
vôce fala, posto de comando...
gonçalo

christinecho a dit…

Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também quanto é preciso, pá
Navegar, navegar

Chico Buarque

christinecho a dit…

Franja do mar ? sim ? mas o que é

christinecho a dit…

on dirait une chanson de Bashung le poème de HH

christinecho a dit…

Quais tens ? A sibila ? Tens.
Aqui so encontro a corte do norte queres ?

Anonyme a dit…

claro que sim mas buscando melhor, achara pedro e ines
gonçal